As informações a seguir foram tiradas do site Você Sabia Anime, e
contém algumas modificações feitas por mim.
Se preferir tenho a versão em vídeo!
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O
processo de como um anime recebe sinal verde para produção é algo que muitas
vezes é tomado por garantido. Existem várias razões para um anime nascer, por
exemplo, alguns são animados para aumentar as vendas do material original,
outros usam marcas conhecidas como forma de promover outras mídias.
Tokyo Ghoul existe apenas para promover o mangá
Por
exemplo, a maior razão do anime Mahou Shoujo Site ter sido produzido é para
promover o grupo idol i☆Ris
(algumas das cantoras do grupo dublam personagens no anime).
Em
outros casos, o produtor é apenas um grande fã do material original e quer ver
ele animado, esse foi o caso de Pop Team Epic, Mahoutsukai no Yome e muitos
outros animes, então para diversas formas do porque adaptações são feitas, hoje
eu vou explicar como animes originais são produzidos.
Único romance possível!
Vamos
começar pela história de um dos estúdios que ganhou uma boa reputação por conta
disto. Desde o início, a GAINAX operava como um tanque criativo, com os
créditos contando apenas metade da história.
Apesar
de um homem ser creditado como diretor, esse pequeno grupo de pessoas de Osaka
trabalhou junto na ideia que eles acreditaram, e a primeira ideia a vir foi
Wings of Honneamise. Para conseguirem produzir, eles se aproximaram de Shigeru
Watanabe, que estava trabalhando com a divisão de produção de anime da Bandai
na época. Após conversar com Mamoru Oshii, Watanabe decidiu dar sinal verde
para produzir o primeiro projeto da GAINAX.
Desse ponto em diante a GAINAX continuou a oferecer e a receber projetos. Algumas vezes a companhia tinha uma ideia já pré-estabelecida como Nadia, ou o produtor só queria mesmo trabalhar com o diretor Hideaki Anno, esse foi o caso de Neon Genesis Evangelion, a gravadora King Records topou financiar o projeto por que Hideaki Anno estava diretamente envolvido, mas o equívoco que muita gente tem é que foi a GAINAX que fez esses projetos originais acontecerem, quando na verdade a GAINAX era apenas uma de muitas empresas envolvidas na produção que trabalharam juntos para tornar esses projetos possíveis.
Quando os boletos chegam..
Essas conexões são importantes,
porque essas empresas possuem suas próprias prioridades, e muitas vezes elas
estão mais interessadas nas pessoas e no conteúdo, do que no estúdio. Após
Evangelion, a King Records ajudou a GAINAX a produzir FLCL, mas após esse
projeto a colaboração acabou. E o motivo de ter acabado foi porque Hideaki Anno
e seus companheiros saíram da Gainax para fundar a Khara em 2006, então a King
Records começou a ajudar a produzir os filmes de Evangelion no novo estúdio,
mas não tinha mais contato com a GAINAX. Então a GAINAX começou a passar maus
bocados, eles estavam interessados em criar novos animes originais, mas a Bandai
Visual não estava interessada em fazer a sequência de Hoenneamise que eles
sugeriram, neste meio tempo eles levaram até a Aniplex a ideia para fazer Gurren
Lagann e após algumas conversas isso estabeleceu um novo relacionamento.
Porém, você deve notar que não era um relacionamento entre Gainax e Aniplex, era entre Aniplex e Gurren Lagann, pois eles haviam gostado da ideia do anime, então quando a staff de Gurren Lagann começou a planejar sua saída para criar o seu próprio estúdio (o Trigger), Yosuke Toba, um produtor da Aniplex, prometeu que eles iriam dar suporte total para o Trigger, então a GAINAX foi deixada sem conexões e sem animes originais, e ficou a ver navios e chupando dedo.
Sad, but true.
O estúdio GAINAX ainda se dedicada
a criar animes originais, mas dedicação sozinha não é suficiente. Para produzir
animes originais os estúdios dependem muito de conseguir conexões de negócios,
relacionamentos e ter talentos específicos para se apoiar, pode soar cínico,
mas muitas pessoas que estão na GAINAX constataram que só não é mais tão fácil
vender uma ideia.
Diante desse cenário você deve estar questionando como ainda existem animes originais hoje? E a resposta é, por causa de pessoas como Yosuke Toba, o produtor da Aniplex. Mais especificamente, é por causa de como alguns produtores são apaixonados e tem os meios para agir naquilo que amam. Antes de trabalhar na Aniplex, Toba trabalhou no estúdio Ghibli como assistente de diretor de Hayao Miyazaki no filme O Castelo Animado, ele começou sua carreira com 3 objetivos:
Diante desse cenário você deve estar questionando como ainda existem animes originais hoje? E a resposta é, por causa de pessoas como Yosuke Toba, o produtor da Aniplex. Mais especificamente, é por causa de como alguns produtores são apaixonados e tem os meios para agir naquilo que amam. Antes de trabalhar na Aniplex, Toba trabalhou no estúdio Ghibli como assistente de diretor de Hayao Miyazaki no filme O Castelo Animado, ele começou sua carreira com 3 objetivos:
- Trabalhar
no Ghibli
- Trabalhar
com a GAINAX
- E
trabalhar com Jun Maeda
Ele teve a chance de trabalhar no
Ghibli no começo de sua carreira, mas saiu de lá por porque queria trabalhar em
anime como produtor, o que foi possível junto da GAINAX com Gurren Lagann, após
isso ele tentou completar seu sonho ao visitar Jun Maeda e convencer ele a
criar um anime original com a Aniplex e a P.A.Works... e foi assim que nasceu
Angel Beats.
Um bom produtor é aquele que
consegue efetivamente juntar uma staff talentosa por conta de uma única ideia.
Algumas vezes é a ideia do produtor, algumas vezes é seu trabalho em elevar a
ideia de um criador, nesse caso, Toba queria ver um anime original de um de
seus escritores favoritos, Jun Maeda, e ele conseguiu convencer todas as partes
a colaborar e produzir Angel Beats. Por exemplo, parte do trato foi que a
Dengeki Bunko tinha direitos de publicar sua própria versão do mangá de Angel
Beats, que ficou conhecido como Angel Beats Heaven's Door, e em troca eles
ajudariam a pagar pelo anime.
Capa do Vol. 9 de Angel Beats: Heavens Door
Como mencionado mais cedo, Toba
foi fundamental em auxiliar os ex-produtores da GAINAX. Ele ajudou a produzir
The Idolmaster com o designer de personagens de Gurren Lagann, Atsushi
Nishigori, no A-1 Pictures, além de produzir Kill La Kill no Trigger, e este
ano ele conseguiu juntar uma galera bastante talentosa numa colaboração
monstruosa, que é o meu querido Darling in the FranXX, outro projeto original
do qual Toba disse em entrevista que teve que usar todas as suas conexões para
poder realizar esse projeto. Porém, Toba é só um produtor, e apesar dele ter
ajudado a produzir vários projetos enormes, ele é só uma gota numa piscina de
produtores.
Tem gosto de piranha!
Uma vez um produtor da Pony
Canyon disse que entre os papeis de diretor, composição de série e design de
personagens, dois desses três deve ser de nomes grandes, pessoas famosas, então
é importante que os produtores de anime estejam sintonizados com o que está
rolando e que construam conexões positivas com aqueles que já são grandes e com
aqueles que podem se tornar grandes. Um exemplo disso é Takayuki Nagatani. Ele
começou sua carreira trabalhando na Bandai Visual Emotion, mas a deixou em 2010
para formar sua própria empresa, a Infinite. Bom, a Infinite é um pouco
diferente da Aniplex, ela é formada basicamente pelo Nagatani, e é uma empresa
bastante pequena.
Takayuki Nagatani
Já que a Infinite é uma empresa
pequena, Nagatani se envolve menos com a parte financeira da coisa e mais com o
planejamento e produção. Ele trabalha junto de estúdios e desenvolve as ideias
com sua staff, então ele vai atrás de empresas e apresenta as ideias e tenta
convencê-las a ajudá-los a pagar por elas.
Ele esteve envolvido no começo de
estúdios populares como White Fox, P.A.Works e Studio 3Hz. Segundo o vice-presidente
da P.A.Works, Nagatani é alguém que se juntou para ajudar a P.A.Works em seu
início de vida e que continuam a trabalhar juntos até hoje, ele também
mencionou que Nagatani é alguém que se importa com a staff, e baseado nas
notícias sobre ele, não é difícil de acreditar, vocês podem lembrar do nome
dele em uma situação envolvendo Regalia.
Regalia:The Tree Sacred Stars
O que aconteceu? O anime era uma
colaboração entre o Studio 3Hz, onde Nagatani ajudava com a produção, com o
Studio Actas e os ex-funcionários de Nagatani na Bandai. Durante a produção, a
staff se mostrou desapontada com o trabalho deles, então Nagatani, para deixar
que a staff tivesse mais tempo de botar suas ideias no projeto, paralisou a
produção do anime completamente, colocando trabalhos antigos dele como Hanasaku
Iroha e Tari Tari nos horários da TV, e continuando o anime meses depois.
No final, as mudanças foram
mínimas e a coisa ficou mais cara do que deveria. Ele admitiu que isso
geralmente é uma ideia ruim, mas ele ressaltou que sua prioridade é permitir
que a staff crie aquilo que planejaram.
Re:Creators
Muitos estúdios amam e querem
produzir animes originais, e é graças a produtores que permitem que eles façam
isso. Sem Nagatani e a Infinite, o Studio 3Hz não teria uma reputação de criar
animes originais como Flip Flappers e Sora no Method, e a P.A.Works não teria
se jogado de cabeça em criar tantos animes originais como Shirobako e
Kuromukuro.
Sem Yosuke Toba e a Aniplex, a
Trigger não seria capaz de produzir animes longos tão cedo, eles teriam que
começar por animes curtos e alguns dos seus animes favoritos não existiriam
hoje.
Toma safada lapada na rachada!
Existem vários produtores como
esses, que gostam de projetos originais e apesar deles serem homens de negócio,
são os que respeitam a criatividade e acabam por criar os mais memoráveis
animes, na verdade, esse é o modelo de negócio do Nagatani. Uma grande parte de
seu trabalho envolve marketing, planejamento de eventos e mercadorias.
Nagatani estava planejando sair
da Indústria de animes até a produção de Shirobako, que ele amou fazer e fez
ele continuar na Indústria. Ele agora está trabalhando no filme de Shirobako ao
mesmo tempo que está produzindo Sirius the Jaeger com a P.A.Works e Black Fox
no 3HZ.
Shirobako
O
anime Eureka Seven foi produzido porque eles achavam que ele daria um ótimo
game, que foi lançado na mesma época, junto do mangá e de uma Light Novel.
É a mesma coisa com o anime de Karakuri Circus. Esse anime é baseado em um mangá já finalizado que foi publicado entre 1997 e 2006, terminou com 43 volumes, e o anime terá 38 episódios. O produtor deu uma entrevista e respondeu por que esse mangá ganhou anime, o motivo é por que o produtor é fã do mangá e já que nenhum outro produtor mostrava interesse em adaptar, ele iria fazer, e está aí o motivo desse anime existir.
Agora que acabou de ler veja meu último vídeo!
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