Como Animes Originais são Feitos?


As informações a seguir foram tiradas do site Você Sabia Anime, e contém algumas modificações feitas por mim.

Se preferir tenho a versão em vídeo!


O processo de como um anime recebe sinal verde para produção é algo que muitas vezes é tomado por garantido. Existem várias razões para um anime nascer, por exemplo, alguns são animados para aumentar as vendas do material original, outros usam marcas conhecidas como forma de promover outras mídias.
Tokyo  Ghoul existe apenas para promover o mangá


Por exemplo, a maior razão do anime Mahou Shoujo Site ter sido produzido é para promover o grupo idol iRis (algumas das cantoras do grupo dublam personagens no anime).

Em outros casos, o produtor é apenas um grande fã do material original e quer ver ele animado, esse foi o caso de Pop Team Epic, Mahoutsukai no Yome e muitos outros animes, então para diversas formas do porque adaptações são feitas, hoje eu vou explicar como animes originais são produzidos.
Único romance possível!

Vamos começar pela história de um dos estúdios que ganhou uma boa reputação por conta disto. Desde o início, a GAINAX operava como um tanque criativo, com os créditos contando apenas metade da história.
Apesar de um homem ser creditado como diretor, esse pequeno grupo de pessoas de Osaka trabalhou junto na ideia que eles acreditaram, e a primeira ideia a vir foi Wings of Honneamise. Para conseguirem produzir, eles se aproximaram de Shigeru Watanabe, que estava trabalhando com a divisão de produção de anime da Bandai na época. Após conversar com Mamoru Oshii, Watanabe decidiu dar sinal verde para produzir o primeiro projeto da GAINAX.

Desse ponto em diante a GAINAX continuou a oferecer e a receber projetos. Algumas vezes a companhia tinha uma ideia já pré-estabelecida como Nadia, ou o produtor só queria mesmo trabalhar com o diretor Hideaki Anno, esse foi o caso de Neon Genesis Evangelion, a gravadora King Records topou financiar o projeto por que Hideaki Anno estava diretamente envolvido, mas o equívoco que muita gente tem é que foi a GAINAX que fez esses projetos originais acontecerem, quando na verdade a GAINAX era apenas uma de muitas empresas envolvidas na produção que trabalharam juntos para tornar esses projetos possíveis.

Quando os boletos chegam..

Essas conexões são importantes, porque essas empresas possuem suas próprias prioridades, e muitas vezes elas estão mais interessadas nas pessoas e no conteúdo, do que no estúdio. Após Evangelion, a King Records ajudou a GAINAX a produzir FLCL, mas após esse projeto a colaboração acabou. E o motivo de ter acabado foi porque Hideaki Anno e seus companheiros saíram da Gainax para fundar a Khara em 2006, então a King Records começou a ajudar a produzir os filmes de Evangelion no novo estúdio, mas não tinha mais contato com a GAINAX. Então a GAINAX começou a passar maus bocados, eles estavam interessados em criar novos animes originais, mas a Bandai Visual não estava interessada em fazer a sequência de Hoenneamise que eles sugeriram, neste meio tempo eles levaram até a Aniplex a ideia para fazer Gurren Lagann e após algumas conversas isso estabeleceu um novo relacionamento.

Porém, você deve notar que não era um relacionamento entre Gainax e Aniplex, era entre Aniplex e Gurren Lagann, pois eles haviam gostado da ideia do anime, então quando a staff de Gurren Lagann começou a planejar sua saída para criar o seu próprio estúdio (o Trigger), Yosuke Toba, um produtor da Aniplex, prometeu que eles iriam dar suporte total para o Trigger, então a GAINAX foi deixada sem conexões e sem animes originais, e ficou a ver navios e chupando dedo.
Sad, but true.

O estúdio GAINAX ainda se dedicada a criar animes originais, mas dedicação sozinha não é suficiente. Para produzir animes originais os estúdios dependem muito de conseguir conexões de negócios, relacionamentos e ter talentos específicos para se apoiar, pode soar cínico, mas muitas pessoas que estão na GAINAX constataram que só não é mais tão fácil vender uma ideia.
Diante desse cenário você deve estar questionando como ainda existem animes originais hoje? E a resposta é, por causa de pessoas como Yosuke Toba, o produtor da Aniplex. Mais especificamente, é por causa de como alguns produtores são apaixonados e tem os meios para agir naquilo que amam. Antes de trabalhar na Aniplex, Toba trabalhou no estúdio Ghibli como assistente de diretor de Hayao Miyazaki no filme O Castelo Animado, ele começou sua carreira com 3 objetivos:
  1. Trabalhar no Ghibli
  2. Trabalhar com a GAINAX
  3. E trabalhar com Jun Maeda
Ele teve a chance de trabalhar no Ghibli no começo de sua carreira, mas saiu de lá por porque queria trabalhar em anime como produtor, o que foi possível junto da GAINAX com Gurren Lagann, após isso ele tentou completar seu sonho ao visitar Jun Maeda e convencer ele a criar um anime original com a Aniplex e a P.A.Works... e foi assim que nasceu Angel Beats.
Um bom produtor é aquele que consegue efetivamente juntar uma staff talentosa por conta de uma única ideia. Algumas vezes é a ideia do produtor, algumas vezes é seu trabalho em elevar a ideia de um criador, nesse caso, Toba queria ver um anime original de um de seus escritores favoritos, Jun Maeda, e ele conseguiu convencer todas as partes a colaborar e produzir Angel Beats. Por exemplo, parte do trato foi que a Dengeki Bunko tinha direitos de publicar sua própria versão do mangá de Angel Beats, que ficou conhecido como Angel Beats Heaven's Door, e em troca eles ajudariam a pagar pelo anime.
Capa do Vol. 9 de Angel Beats: Heavens Door

Como mencionado mais cedo, Toba foi fundamental em auxiliar os ex-produtores da GAINAX. Ele ajudou a produzir The Idolmaster com o designer de personagens de Gurren Lagann, Atsushi Nishigori, no A-1 Pictures, além de produzir Kill La Kill no Trigger, e este ano ele conseguiu juntar uma galera bastante talentosa numa colaboração monstruosa, que é o meu querido Darling in the FranXX, outro projeto original do qual Toba disse em entrevista que teve que usar todas as suas conexões para poder realizar esse projeto. Porém, Toba é só um produtor, e apesar dele ter ajudado a produzir vários projetos enormes, ele é só uma gota numa piscina de produtores.

Tem gosto de piranha!
Uma vez um produtor da Pony Canyon disse que entre os papeis de diretor, composição de série e design de personagens, dois desses três deve ser de nomes grandes, pessoas famosas, então é importante que os produtores de anime estejam sintonizados com o que está rolando e que construam conexões positivas com aqueles que já são grandes e com aqueles que podem se tornar grandes. Um exemplo disso é Takayuki Nagatani. Ele começou sua carreira trabalhando na Bandai Visual Emotion, mas a deixou em 2010 para formar sua própria empresa, a Infinite. Bom, a Infinite é um pouco diferente da Aniplex, ela é formada basicamente pelo Nagatani, e é uma empresa bastante pequena.

Takayuki Nagatani

Já que a Infinite é uma empresa pequena, Nagatani se envolve menos com a parte financeira da coisa e mais com o planejamento e produção. Ele trabalha junto de estúdios e desenvolve as ideias com sua staff, então ele vai atrás de empresas e apresenta as ideias e tenta convencê-las a ajudá-los a pagar por elas.
Ele esteve envolvido no começo de estúdios populares como White Fox, P.A.Works e Studio 3Hz. Segundo o vice-presidente da P.A.Works, Nagatani é alguém que se juntou para ajudar a P.A.Works em seu início de vida e que continuam a trabalhar juntos até hoje, ele também mencionou que Nagatani é alguém que se importa com a staff, e baseado nas notícias sobre ele, não é difícil de acreditar, vocês podem lembrar do nome dele em uma situação envolvendo Regalia.
Regalia:The Tree Sacred Stars

O que aconteceu? O anime era uma colaboração entre o Studio 3Hz, onde Nagatani ajudava com a produção, com o Studio Actas e os ex-funcionários de Nagatani na Bandai. Durante a produção, a staff se mostrou desapontada com o trabalho deles, então Nagatani, para deixar que a staff tivesse mais tempo de botar suas ideias no projeto, paralisou a produção do anime completamente, colocando trabalhos antigos dele como Hanasaku Iroha e Tari Tari nos horários da TV, e continuando o anime meses depois. 
No final, as mudanças foram mínimas e a coisa ficou mais cara do que deveria. Ele admitiu que isso geralmente é uma ideia ruim, mas ele ressaltou que sua prioridade é permitir que a staff crie aquilo que planejaram.
Re:Creators

Muitos estúdios amam e querem produzir animes originais, e é graças a produtores que permitem que eles façam isso. Sem Nagatani e a Infinite, o Studio 3Hz não teria uma reputação de criar animes originais como Flip Flappers e Sora no Method, e a P.A.Works não teria se jogado de cabeça em criar tantos animes originais como Shirobako e Kuromukuro.
Sem Yosuke Toba e a Aniplex, a Trigger não seria capaz de produzir animes longos tão cedo, eles teriam que começar por animes curtos e alguns dos seus animes favoritos não existiriam hoje.
Toma safada lapada na rachada!

Existem vários produtores como esses, que gostam de projetos originais e apesar deles serem homens de negócio, são os que respeitam a criatividade e acabam por criar os mais memoráveis animes, na verdade, esse é o modelo de negócio do Nagatani. Uma grande parte de seu trabalho envolve marketing, planejamento de eventos e mercadorias.
Nagatani estava planejando sair da Indústria de animes até a produção de Shirobako, que ele amou fazer e fez ele continuar na Indústria. Ele agora está trabalhando no filme de Shirobako ao mesmo tempo que está produzindo Sirius the Jaeger com a P.A.Works e Black Fox no 3HZ.
Shirobako

O anime Eureka Seven foi produzido porque eles achavam que ele daria um ótimo game, que foi lançado na mesma época, junto do mangá e de uma Light Novel.
O caso de Pop Team Epic é exatamente isso, o produtor queria produzir o anime de Pop Team Epic, então ele foi até a King Records, apresentou o projeto na esperança de que a King Records aceitasse bancar o projeto, eles aceitaram, e o anime surgiu.


É a mesma coisa com o anime de Karakuri Circus. Esse anime é baseado em um mangá já finalizado que foi publicado entre 1997 e 2006, terminou com 43 volumes, e o anime terá 38 episódios. O produtor deu uma entrevista e respondeu por que esse mangá ganhou anime, o motivo é por que o produtor é fã do mangá e já que nenhum outro produtor mostrava interesse em adaptar, ele iria fazer,  e está aí o motivo desse anime existir.


Agora que acabou de ler veja meu último vídeo!




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